Perguntas Frequentes

Para facilitar e efetivar o tratamento, o paciente ou responsável pelo paciente deverá apresentar os seguintes documentos:

  • Documento de identidade – Registro Geral (R.G.) do paciente/responsável;
  • Cartão S.U.S.
  • Comprovante de endereço.

Cada paciente terá um PTS que semestralmente é entregue e discutido com a família/ responsável; de acordo com este planejamento, haverá orientações específicas sobre o que trazer para o paciente, como por exemplo:

  • Kit de escovação dos dentes, lanche e peças de vestuário, quando o objetivo é estimular a independência nestas ABVD’s (atividades básicas de vida diária);
  • Pasta e/ou fichário com imagens, ou aparelho com aplicativo, do próprio paciente, para estimular a comunicação funcional alternativa.

No Projeto Autismo contamos com uma copa de atividades de vida diária, na qual os pacientes podem utilizar, principalmente durante os atendimentos para ensino de atividades culinárias e/ou aumento da independência para lavar/ secar louças, lavar e cortar alimentos.

Cada caso será avaliado individualmente; converse com o profissional de referência. 

IMPORTANTE: informe à equipe assistencial (profissional de referência, médicos, enfermeiros e nutricionistas) se for alérgico a algum tipo de alimento.

A higiene das mãos é a medida mais importante para prevenir infecções. Pode ser realizada lavando as mãos com água e sabão ou friccionando as mãos com álcool 70% em forma de gel. O Uso de máscara se faz necessário, conforme protocolo vigente (Pandemia COVID-19). É importante que todos realizem estes cuidados nas dependências do ambulatório, mas tais ações podem ser objetivos de intervenção para alguns pacientes como o ensino da lavagem correta das mãos, o uso da máscara e etiqueta respiratória.

Não. Para pacientes SUS é proibido qualquer tipo de cobrança – o atendimento é 100% GRATUITO. 

O Ambulatório dispõe de um Canal de Comunicação que tem o objetivo de receber elogios, sugestões ou reclamações.

Pesquisa de satisfação é realizada a cada trimestre com pacientes, responsáveis e acompanhantes que estão em tratamento.

Telefone para contato administativo e ou com Equipe: (11)  93500-9393

É importante que você saiba:

Consentimento informado

O que é?

É um documento assinado pelo paciente ou responsável, com o consentimento, antes do início do tratamento no ambulatório. As informações transmitidas devem ser prestadas de forma clara e precisa e os profissionais devem se certificar de que foram compreendidos pelo responsável legal. Após a explicação, o paciente e/ou responsável deverá ter a oportunidade de fazer perguntas, sendo elas respondidas de forma clara.

Política de silêncio

Pensando no bem-estar do paciente solicitamos a você e seu acompanhante, que respeitem as orientações de silêncio na recepção e nos corredores do ambulatório, limitando-se a apenas um acompanhante. Pedimos a gentileza de que a utilização de celulares não seja feita nos corredores e que mantenha um tom de voz mais baixo que o usual para não incomodar as terapias dos pacientes.

Conservação do Patrimônio

Cabe a todos zelar pelo ambulatório, preservando o patrimônio Público e defendendo-o. O Código Civil prevê a efetiva responsabilização penal, civil e administrativa àquele que causar lesão ou danos ao patrimônio.