Perguntas Frequentes
Para facilitar e efetivar o tratamento, o paciente ou responsável pelo paciente deverá apresentar os seguintes documentos:
- Documento de identidade – Registro Geral (R.G.) do paciente/responsável;
- Cartão S.U.S.
- Comprovante de endereço.
Cada paciente terá um PTS que semestralmente é entregue e discutido com a família/ responsável; de acordo com este planejamento, haverá orientações específicas sobre o que trazer para o paciente, como por exemplo:
- Kit de escovação dos dentes, lanche e peças de vestuário, quando o objetivo é estimular a independência nestas ABVD’s (atividades básicas de vida diária);
- Pasta e/ou fichário com imagens, ou aparelho com aplicativo, do próprio paciente, para estimular a comunicação funcional alternativa.
No Projeto Autismo contamos com uma copa de atividades de vida diária, na qual os pacientes podem utilizar, principalmente durante os atendimentos para ensino de atividades culinárias e/ou aumento da independência para lavar/ secar louças, lavar e cortar alimentos.
Cada caso será avaliado individualmente; converse com o profissional de referência.
IMPORTANTE: informe à equipe assistencial (profissional de referência, médicos, enfermeiros e nutricionistas) se for alérgico a algum tipo de alimento.
A higiene das mãos é a medida mais importante para prevenir infecções. Pode ser realizada lavando as mãos com água e sabão ou friccionando as mãos com álcool 70% em forma de gel. O Uso de máscara se faz necessário, conforme protocolo vigente (Pandemia COVID-19). É importante que todos realizem estes cuidados nas dependências do ambulatório, mas tais ações podem ser objetivos de intervenção para alguns pacientes como o ensino da lavagem correta das mãos, o uso da máscara e etiqueta respiratória.
Não. Para pacientes SUS é proibido qualquer tipo de cobrança – o atendimento é 100% GRATUITO.
É proibida a filmagem e/ou fotografia de PACIENTE em ambientes no ambulatório, tanto por profissional médico, equipe multiprofissional ou indivíduo leigo, sem autorização expressa.
Para realização de tais procedimentos, deverá haver ciência e concordância do paciente e seus familiares.
É proibido filmar e/ou fotografar as dependência e profissionais do ambulatório.
O Ambulatório dispõe de um Canal de Comunicação que tem o objetivo de receber elogios, sugestões ou reclamações.
Pesquisa de satisfação é realizada a cada trimestre com pacientes, responsáveis e acompanhantes que estão em tratamento.
Telefone para contato administativo e ou com Equipe: (11) 93500-9393
É importante que você saiba:
Consentimento informado
O que é?
É um documento assinado pelo paciente ou responsável, com o consentimento, antes do início do tratamento no ambulatório. As informações transmitidas devem ser prestadas de forma clara e precisa e os profissionais devem se certificar de que foram compreendidos pelo responsável legal. Após a explicação, o paciente e/ou responsável deverá ter a oportunidade de fazer perguntas, sendo elas respondidas de forma clara.
Política de silêncio
Pensando no bem-estar do paciente solicitamos a você e seu acompanhante, que respeitem as orientações de silêncio na recepção e nos corredores do ambulatório, limitando-se a apenas um acompanhante. Pedimos a gentileza de que a utilização de celulares não seja feita nos corredores e que mantenha um tom de voz mais baixo que o usual para não incomodar as terapias dos pacientes.
Conservação do Patrimônio
Cabe a todos zelar pelo ambulatório, preservando o patrimônio Público e defendendo-o. O Código Civil prevê a efetiva responsabilização penal, civil e administrativa àquele que causar lesão ou danos ao patrimônio.